,

A cultura artística num Maquilhador é fundamental, bem como alguns conhecimentos sobre cosmetologia.
Aqui prometo deixar algumas linhas que possam ajudar a enriquecer a "bagagem" daqueles que valorizam a aprendizagem, não pelo mediatismo, mas pelos conteúdos.
Poderão ainda contactar-me para colocar as vossas questões para o seguinte e-mail:
beautyndmakeup.consult@gmail.com

domingo, 19 de outubro de 2014

Obrigatório saber Quem é o quê !? Onde, como e porquê... Xô pra lá, ignorância!

É com espanto que vejo turmas atrás de turmas do Curso Profissional de Maquilhagem em que praticamente ninguém conhece os verdadeiros maquilhadores de renome portugueses....
E mais, não conhecem sequer os estilistas internacionais mais influentes, ou grandes  realizadores !

Pode haver quem não acredite, (eu própria não acreditava que era possível), mas numa das últimas turmas, ouvi silencio quando perguntei quem conhecia Tim Burton.
Ouvi novamente silencio quando falei em Manish Arora e Vivenne Westwood. 
Tentei ser mais nacional, a ver se não era tão embaraçoso e  mencionei maquilhadores portugueses conhecidos, como Nana Benjamim, Tinoca, e ouvi novamente silencio e vi  olhares vazios. 
No entanto, percebi que todas conheciam as maquilhadoras made by net  badaladas do momento ...

No final da aula, várias foram as alunas que pediram para que lhes fizesse chegar informação de maquilhadores, realizadores e estilistas que eu achava que elas deveriam conhecer.

Por isso, este post ( e muitos que se seguirão) é para quem o quiser ver, obviamente, mas foi pensado, especialmente, para aquelas minhas alunas que querem  realmente seguir Maquilhagem Profissional.

Parece-me por bem que quem decide enveredar pelo mundo da maquilhagem, tem, obrigatoriamente, que se interessar por conhecer o trabalho de pessoas  reconhecidas nacional ou internacionalmente por entidades credíveis, onde possam ir buscar inspiração e bagagem a fim de se tornarem também, um dia, bons profissionais.

Desenganem-se, porque muitas vezes, não é em programas de entretenimento, e muito menos em videos de auto-promoção na net que se encontram essas pessoas...

Recordo que qualquer pessoa com vulgar conhecimento recopiado na net pode, por sua vez, auto proclamar-se um guru da maquilhagem, por sua vez também na net, através de um Blog, do Youtube etc, sendo livre até de dizer escandalosas barbaridades ...

Recordo ainda que, nos dias que correm, qualquer comum mortal e de pouca competência na área, consegue infiltrar-se facilmente num programa de TV para se auto-promover, pois basta um telefonema a oferecer-se para aparecer no programa. 
Saibam que os inúmeros programas de entretenimento que entopem as tardes e as manhas de antena precisam, hoje,  mais do que nunca, de pessoas que se voluntariem para preencher o tempo de antena vazio  que sobra em todas as produções. E tudo se aceita, desde que não tenha que se remunerar ninguém. 

Ou seja: a troco de minutos de protagonismo, qualquer pessoa é aceite para ir falar sobre maquilhagem (ou outro tema pertinente) a meio de um programa que tenha um horário para preencher em TV (experimentem lá ir vocês e verão como é fácil)

Se pretendem seguir maquilhagem de Moda, devem pesquisar quem está inserido no mundo da Moda reconhecido mundialmente e  em produções portuguesas de Moda realmente credíveis.
O mesmo acontece na área de cinema, para quem aspira a créditos na área de caracterização no IMDB.
Na maquilhagem artística, saibam quem ganha prémios, e quem é solicitado pelas empresas de elite.
Saibam quem faz "coisas" !

Em post futuros, tentarei falar sobre estilistas nacionais e internacionais, maquilhadores portugueses reconhecidos a nível internacional e premiados em Portugal, bem como realizadores cujos filmes valorizam especialmente trabalhos de maquilhagem (sim, porque realizadores que acham a caracterização um trabalho dispensável -e no cinema português, tal como no francês, essa mentalidade é  frequente - são, também para nós, realizadores dispensáveis...



Começo por vos apresentar CRISTINA GOMES!




Cristina Gomes, 47 anos, uma das mais reputadas maquilhadoras profissionais do nosso país.

Formada em  Arquitetura, é Maquilhadora há 29 anos, foi a primeira ,em Portugal, a dedicar-se sobretudo ao universo da Moda.




Deu os primeiros passos com José António Tenente, fez o número 0 da Máxima e participou em inúmeras edições da Moda Lisboa e do Portugal Fashion, bem como em inúmeros shootings da Vogue Portugal.

Assumiu a coordenação da equipa de maquilhadoras da secção de Informação da RTP, e outros tantos trabalhos que fazem dela uma workaholic apaixonada pela profissão.
Venceu, várias vezes,  o prémio de melhor maquilhadora no Fashion Awards Portugal. 
O que a fascina mais na Moda (segundo a revista Vogue) é o desafio da mudança constante.
“Às vezes é cansativo, mas ao fim de uns anos percebemos que as coisas são cíclicas e que quase se adivinha o que se vai passar a seguir. Por outro lado, é o que me mantém viva, que é ter a noção de que não se sabe nada, ou seja, a seguir vem tudo novo. É como se se começasse do zero... Não sou uma pessoa exuberante, talvez até por uma questão de protecção, porque estou rodeada de muita moda, muita cor. Mas tenho uma noção muito precisa dos efeitos das cores…na tonalidade do olhos, no tom de pele(…)  Gosto especialmente de perfumes. Seja pela cor, pelo cheiro ou pela forma dos frascos, que para mim é fascinante. ”

 – entrevista de  Carolina Almeida para Vogue .pt

Espero que tenham gostado de conhecer esta profissional.
Mais virão, em futuros posts!
Beijinhos a todos!
Sara

CURSO PROFISSIONAL DE MAQUILHAGEM

Contour du Visage

Envelhecimento de Personages comtécnica de sombras- Caracterização

Makeup época- Anos 20